|

Governo age em conjunto para prevenir a obesidade

O Brasil é um exemplo de conquistas na área de segurança alimentar e nutricional, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, nesta quarta-feira (10), durante a plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A sexta reunião ordinária do conselho tratou do Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade, em fase final de elaboração pelo governo federal.
De acordo com a ministra, o país conseguiu reduzir a desnutrição infantil a patamares iguais aos dos países desenvolvidos. “Alcançamos vitórias importantes no combate à fome em outras faixas etárias, avançamos nas políticas de segurança alimentar, graças às ações na saúde – campanhas de aleitamento, por exemplo –, ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ao fortalecimento da agricultura familiar e da merenda escolar, que desempenha importante papel... As políticas públicas construídas em conjunto com a sociedade civil permitiram que a gente avançasse.” “O governo federal está construindo um plano para o combate à obesidade que visa construir medidas tão eficientes quanto as que de redução da desnutrição e da fome. Conseguiremos superar o próximo desafio da mesma forma: trabalhando juntos, vários ministérios, como Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia. Esta é a única forma de avançar mais: trabalhando juntos”, afirmou Tereza Campello.
A Ação Brasil Carinhoso foi mencionada pela ministra, especialmente pelo Dia das Crianças, celebrado neste dia 12. Segundo ela, o Brasil Carinhoso tem ações de segurança alimentar: na área de saúde, a complementação da alimentação das crianças com as megadoses de vitamina A e sulfato ferroso, a ampliação de recursos para alimentação escolar, abertura de vagas em creches públicas e conveniadas; e as ações de transferência de renda, que reduziram a extrema pobreza em mais de 40%, alcançando 8,7 milhões de pessoas, das quais 5 milhões são crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, apresentou o Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade. Antes de sua publicação, ele ainda será apreciado pelos ministros envolvidos na ação e será criado um comitê gestor.
Objetivos –- Em seus principais pontos,o plano contra a obesidade sugere melhorar o padrão de consumo de alimentos; valorizar o consumo dos alimentos regionais, preparações tradicionais e promover o aumento da disponibilidade de alimentos adequados e saudáveis à população; desenvolver estratégias para a troca de alimentos processados por básicos, como grãos integrais, leguminosas, oleaginosas, frutas, hortaliças e pescados; promover a prática de atividade física, especialmente em ambientes de trabalho, ambientes urbanos seguros e escolas; organizar a atenção integral à saúde do indivíduo com excesso de peso ou obesidade; e promover espaços de convivência (praças, parques e jardins) e meios de transporte coletivos para hábitos e modos de vida sustentáveis.
Ascom/MDS Imagem Ilustrativa da Internet

Compartilhem :