|

Com salários atrasados, funcionários da Pró-Matre realizam manifesto em frente à Prefeitura de Juazeiro



  Cerca de sessenta funcionários da Pró-Matre em Juazeiro cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira (19) e por volta das 10 horas realizaram manifestação em frente à unidade hospitalar e logo depois no Paço Municipal, protestando contra quatro meses de salários atrasados.
O manifesto interditou o trânsito na Praça Barão do Rio Branco onde estão localizados a Pró-Matre e a sede da Prefeitura Municipal, aumentando ainda mais o caos no centro da cidade, cuja Orla já estava interditada desde cedo para montagem do palco que vai abrigar a festa de reeleição do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB).
  Sérgio Antonio Mota Cortes, Técnico em Segurança do Trabalho, explicou ao Blog que a paralisação era um ato reivindicatório “no sentido de sensibilizar o Secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, a efetuar os repasses para que o hospital viesse a quitar os salários dos servidores. Nós não vamos deixar de atender a população pelo SUS, no entanto, a gente exige da prefeitura uma solução para o problema”, disse.
A reportagem tentou falar com o diretor da Pró-Matre, Pedro Filho, mas foi informada que o mesmo se encontra viajando. Da Assessoria da Prefeitura de Juazeiro a equipe do Blog recebeu a informação de que uma nota oficial deverá ser emitida ainda hoje, mas comprovadamente a administração deve apenas o repasse de um mês.
Nesse momento, uma comissão de manifestantes (funcionários da Pró-Matre) está sendo recebida pelo Secretário de Saúde com a finalidade de encaminhar a melhor solução para o impasse.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO
A Secretaria da Saúde de Juazeiro esclarece a toda comunidade e aos funcionários da PróMatre que o pequeno atraso de menos de 1 mês do repasse, não justifica o não pagamento do hospital aos seus trabalhadores, que não recebem salários há mais de 3 meses. A PróMatre é um estabelecimento privado filantrópico (isento de imposto), que além de realizar atendimentos pelo SUS, possui também uma receita gerada através dos fluxos de atendimentos privados e de planos de saúde.
A Secretaria comunica que o eventual atraso é decorrente de uma defasagem de recursos nos últimos dois anos, causada por um déficit mensal de R$ 686 mil, oriundo dos atendimentos aos pacientes de municípios não pactuados. Já que Juazeiro é município pólo, existe esse acerto de pagamento a todos os atendimentos prestados pelo SUS, mesmo gerados de cidades não pactuadas com a gestão.
Mesmo diante da defasagem de recursos, já estava programado para esta sexta-feira, 19, o repasse para PróMatre, já efetuado pela Secretaria, no valor de 450 mil.
Preocupado em regularizar esta situação, esta semana o secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa esteve em reunião em Brasília, com autoridades competentes do Ministério da Saúde, que reconheceram a dificuldade do município e garantiram que até começo de dezembro deste ano, o equilíbrio financeiro da Secretaria da Saúde será retomado.



Fonte - Geraldo José
rsonoticias@hotmail.com

Compartilhem :