|

Juros do empréstimo no banco chegam ao menor nível da história

Os juros cobrados no empréstimo pessoal contratado nos bancos chegaram, em agosto, ao menor valor da história, apontou a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) nesta quarta-feira (12).

No oitavo mês do ano, a taxa mensal apurada foi de 3,45%, a mais baixa desde 1995, quando começou a série histórica da Anefac.

O juro do cheque especial também apresentou redução em agosto e atingiu 8,05%, o menor valor desde abril de 2011 (7,97% ao mês).

Para o coordenador da pesquisa, Miguel José Ribeiro de Oliveira, as reduções podem ser atribuídas à melhora dos indicadores econômicos e também à redução da taxa básica de juros (Selic) para 7,5% ao ano, promovida pelo Banco Central em 29 de agosto.

Melhor opção

O consumidor deve pesquisar a opção mais vantajosa na hora de pegar dinheiro emprestado, pois a diferença entre a taxa do empréstimo no banco e a do cheque especial pode chegar a 49,6%, como apontou a última pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP.

A diferença foi verificada em agosto entre o maior valor cobrado por um empréstimo e a taxa de cheque especial mais cara. No caso de um empréstimo contratado para 12 meses, o maior juro mensal apurado foi de 6,62%, no Itaú-Unibanco. E no caso do cheque especial, para utilização em 30 dias, a taxa mais alta foi encontrada no banco Santander, de 9,91%.
Fonte: R7

Compartilhem :