Respeitar a vaga de deficiente é mais que uma gentileza
Como se pode perceber, a situação é bastante delicada e ainda muito pouco esclarecida. E a problemática se agrava ainda mais em lugares onde as pessoas não respeitam a legislação justamente por não haver uma conscientização específica ou até uma fiscalização maior das autoridades.
O decreto lei exige que os estacionamentos internos ou externos devam reservar pelo menos 2% das vagas para veículos com deficientes físicos. Entretanto, pela lei, tanto o estabelecimento deve identificar as vagas através de pinturas no chão e placas, quanto os veículos estacionados devem portar identificação de deficiência confeccionada pelos órgãos de trânsito vigentes.
Mas na prática, não é o que acontece. Nem os motoristas respeitam as vagas reservadas, nem tampouco as autoridades responsáveis conseguem manter o controle da situação.
Pelo Código de Trânsito Brasileiro, estacionar o carro em desacordo com a sinalização prevê infração leve sujeita à multa ou remoção do veículo. Mesmo assim, a maioria dos motoristas faz ‘vista grossa’ para a legislação.
Algo tão fácil de respeitar, sem falar que é lei! Mas, (com a desculpa de estarem apressadas ou de não terem visto aquela placa ou o símbolo gigante pintado no chão), muitas pessoas que não têm nenhuma dificuldade de locomoção acabam estacionando nas vagas delimitadas e causando muito transtorno a quem realmente precisa delas.
Em Remanso a situação não é diferente, pessoas sem deficiência utilizam a vaga, tirando proveito de sua localização e de estar vazia. Exemplo maior é na Rua Cel. José Castelo Branco, mais conhecida como Rua dos Bancos. O Descaso chega a tanto que alguns próprios comerciantes do local infringem a lei, muitos não tem a mínima noção de como o deficiente precisa utilizar o espaço.
A população de Remanso está crescendo e com isso o quadro de pessoas com deficiência vem aumentando, carros adaptados para deficientes já circulam pela cidade, precisamos respeitá-las, pois deficiência não está na limitação física, mas sim no desrespeito com próximo.
(Estacionamento reservado para Deficiente Físico)
Confira no vídeo abaixo a reportagem do Jornal Hoje referente ao desrespeito as vagas para deficientes.
Fonte: Remanso Online
rsonoticias@hotmail.com